Criança Interior
Passo importantíssimo da nossa jornada de evolução pessoal, é a cura da nossa criança interior. Expandir a consciência dói, porque precisamos deixar ir a ilusão que trazemos sobre quem somos. Para avançar, é preciso descartar e cortar especialmente o que já estiver quebrado ou o que não mais atende às nossas necessidades.
Esse processo de deixar ir, é natural para renovar, mesmo que seja doloroso é necessário encararmos pelo lado positivo, pois novos desafios exigem de nós repensar e reaprender. E como criamos a visão que temos de nós, dos outros e do mundo durante a infância, é para lá que viajaremos hoje.
“ Deixai as crianças e não as proibais de vir a mim, porque delas é o Reino dos Céus” ( Mateus 19:13-15)
O amado Mestre Jesus nos ensina aqui, que as crianças são puras, que tem bom coração e que acreditam na magia da vida (que é a fé), porque não vivem em competição, sendo portanto o ponto de partida, pois não agem com filtro, com crenças e por carregarem a inocência intuitiva e impulsiva da alma, não usando de perspicácia e trapaça, são honestas.
Sendo assim, é nosso dever resgatar essa nossa criança ferida, escutando nosso espírito (alma), pois o espírito vem de Deus\Criador\Universo. A maioria dos problemas, crenças e traumas que nos assombram na vida adulta, vem do que vivenciamos ainda na infância, e é justamente o que ativa os gatilhos da autossabotagem, que muitas vezes é inconsciente.
Ao trazermos ao de cima o que feriu a nossa criança interior, este deixa de ser inconsciente passando a ser consciente, digno então de ser curado, ressignificar e muitas vezes nos faz perceber que não precisa ser algo tão grande assim, para nós agora adultos, porém era muito grande quando éramos criança.
Pode ser um momento por exemplo que precisamos de atenção, amor e nossos pais estavam ocupados com o trabalho ou outros afazeres, e isso criou naquela criança, que éramos nós um sentimento de não ser amado, de não merecer, de insegurança, de abandono e quando nos deparamos por exemplo já adultos, com o sentimento de amor verdadeiro, esse gatilho nos faz sentir medo, pois associamos o amor a dor.
Para poder deixar ir esses gatilhos, é preciso encarar os nossos pais, e\ou os adultos que nos criaram, como crianças feridas também, porque eles carregam os traumas que vem da infância deles, pois ninguém pode dar o que não tem, olhando para eles com amor, compreendendo que não o fizeram com intenção de nos ferir é liberar o perdão e abrir espaço para o amor entrar em nossas vidas.
E mesmo que a nossa criança interior tenha sofrido algo que julgamos ser grande demais, doloroso demais, devemos nos lembrar que um adulto ferido também fere, porque aprendeu assim e não cabe a nós julgar, mesmo que sejam os nossos pais. Todos merecemos outra chance na medida que mudamos a nossa consciência, e mais uma vez, devemos fazer por nós, cada um se cura quando chegar o momento.
Olhando para os episódios que nos marcaram de maneira negativa por outra perspectiva, não ouvindo a voz do ego, que se faz de vítima e sim da alma, que é a nossa essência, percebemos que nossa vida não é um castigo, que atraímos o que emanamos, então curando a dor da nossa criança interior, estamos mudando nossa vibração e passaremos a experienciar a vida com a beleza nos olhos que perdemos por conta dos nossos traumas.
Exercícios para curar a Criança Interior que funcionaram comigo:
Em silêncio e sozinho(a), tente identificar o que você carrega da sua infância que sente,sabe que é um gatilho, um trauma, lembre como aconteceu e como você se sentiu na época. Se você tiver uma fotografia de quando criança é ainda melhor, olhe para sua foto, converse com você, explique que está tudo bem, diga que você não irá abandonar ou ferir a sua criança, diga o quanto você o ama e que deu tudo certo, que está ali para lhe contar, que vocês venceram, acolha essa criança que é você, afirme que estará sempre presente. Deixe a emoção fluir, se sentir raiva, permita-se sentir essa raiva, chore, está tudo certo porque liberando essa emoção repreendida é a cura acontecendo e se sentirá mais leve, um peso sairá dos seus ombros. Faça quantas vezes sentir necessário, note que após esse exercício, talvez sentiria meio emotivo e lembrar de outros episódios, é a tua alma te mostrando o que mais precisa ser curado, então repita outras vezes.
Caso goste de escrever, também funciona, escreva uma carta para sua criança interior, coloque tudo o que sente, como se sente em relação ao que lhe aconteceu, as mágoas, as dores, deixe a emoção fluir, e depois queime essa carta. E caso goste de meditar, existem diversas opções de meditação para “Cura da Criança Interior” na plataforma de vídeos online. Acredite, esse passo de cura, por mais doloroso que seja, não tem preço, pois é libertador.
Q.F